Liga Nacional de Swordplay
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de discussões da Liga Nacional de Swordplay
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Uma Questão de Honra

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2012

Uma Questão de Honra Empty
MensagemAssunto: Uma Questão de Honra   Uma Questão de Honra EmptySeg Out 15, 2012 1:55 pm

Transcrito do grupo do Facebook

Robson José Carmo
Uma Questão de Honra.

Durante o ultimo treino da Patrulha da noite, estávamos passando técnicas de espada longa versus lança, quando um dos meus colegas consegue um golpe perfeito e encosta apenas a ponta da espada no pescoço do colega, imediatamente os dois param o combate por motivo de segurança e o espadachim me faz a pergunta: “Agora posso pedir a rendição dele?”, minha resposta para o momento foi “pode, mas não deve, se fosse um combate real e você só tivesse uma espada longa nas mãos, você iria acabar com a vida dele” voltamos a treinar, mas ficou aquela questão moral na minha cabeça.
Historicamente, quando se tinha uma rendição perfeita como essa raramente ela era usada, principalmente por que de nada valia manter um camponês vivo (exércitos regulares eram caros de se manter) e se um nobre caísse desse modo era costume ele gritar seu próprio resgate, ou mesmo o captor ter noção do valor de seu capturado (Cavalo, armadura no mínimo rebitada, arma bem tratada, boas botas), mas... é hoje no Swordplay? Uma rendição desse tipo e uma coisa perfeita mas seria valida? Acho que devíamos pensar em quem esta nas duas extremidades da espada, a sensação de triunfo perfeito e a de derrota humilhante, sei que e apenas uma questão de moral minha, mas o que vocês pensam a respeito?
Gostaria de lembrar que a Aliança Patrulha da noite estuda varias técnicas de combate com armas de lamina e medieval, por isso sinta-se a vontade para comentar segundo suas próprias visões.
Curtir · · Seguir (desfazer) publicação · Ontem às 11:25
Lucas Nathaniel curtiu isto.

Daniel Aureliano Robson José Carmo, acreito que isto que você esta propondo se encaixe mais para o Swordplay/Larp, afinal as lutas são menos dinamicas e cada pessoa tem um personagem com suas riquezas... E acho que por questões de segurança uma tecnica desta não deveria ser aplicada em combate real pois visa que a espada va contra o pescoço do oponente e esta e uma area sensivel, a chance de acontecer um acidente e alta.
No entanto não sou conta o estudo das tecnicas do tipo quando instruida por um instrutor capacitado, sou apenas contra o uso delas no swordplay.
Ontem às 11:36 · Curtir · 7

Adriano de Oliveira o que adianta voce treinar simulação de combate medieval se nunca levou uma chinelada da mamãe? swordplay/larp tanto quanto outros esportes e hobbies existem seus riscos. quer aprimorar isto? utilize capacete. mesmo que não aconselhado os golpes. mas, contudo esta ideia de rendição é otima. mostra a capacidade de ambos os lados concordarem com a vitoria.
Ontem às 11:47 · Curtir · 3

Guilherme Augusto eu acho q todos os esportes tem riscos mas se tomar as devidas Precauções o risco vai diminuir... mas sobre mim, se eu estivese com a espada longa eu ia dar dois passos pra traz e ia pedir a opnião de uma pessoa q tem patente mais alto.
Ontem às 13:25 · Curtir · 1

Adriano de Oliveira eu apoio a regra de rendição. mesmo que seja desonroso
Ontem às 13:52 · Curtir · 1

Guilherme Augusto tbm apoio , e eu n acho desonroso
Ontem às 13:56 · Curtir

Robson José Carmo Por incrivel que pareça também apoio a regra da rendição, como eu disse antes, mais por uma questão de principios.
Ontem às 13:56 · Curtir

Guilherme Augusto mas tbm tem q ver na hora se os dois aceita isto... pq na hora q esta batalhando tudo é diferente...
Ontem às 13:57 · Curtir

Robson José Carmo E isso, esse tipo de rendição coloca os oponentes muito proximos, ate permitindo um golpe de retaliação.
Ontem às 14:02 · Curtir

Guilherme Augusto mas sobre isto tem q falar com os coselhos dos clãs pra ser melhor e tals
Ontem às 14:09 · Curtir

Geraldo Braz de Andrade Caras, (É) como o Daniel Aureliano disse.
Em eventos de Larp podem rolar mas, duelos e combates massivo por questões de segurança e até de andamento do jogo não tem como.

Rendição apontando golpe no pescoço francamente é como se o jogador (fosse) fazer uma falta.

Rendição apontando para áreas válidas duvido que de tempo, pois se jogador encaixa o "ponto" e não acerta para evidenciar uma situação de ponto eminente, com certeza SE o adversário estiver APTO com certeza ele tenta sair da situação seja esquivando, bloqueando ou contra golpeando.
há 15 horas · Editado · Curtir · 3

Geraldo Bezerra de Souza Uma rendição é sempre uma rendição. O fato de ter uma espada no seu pescoço e um cara olhando você esperando a luta ser entregue não quer dizer nada se ele ainda conseguir ser rápido o suficiente de aparar sua arma antes de morrer. Se isso não acontecer ele vai morrer e pronto. CLaro que é minha opnião, mas neste caso é muito mais inteligente aceitar que você esta rendido e desistir, ou disputar seu reflexo contra um espada no pescoço!
há 21 horas · Curtir

Guilherme Augusto logicamente ja aconteseu as duas coissas comigo, e eu ja fiquei com a esada (d pi)no meu percoço e ja coloquei do msm modo no meu adversario... dependendo da hora da pra pegar a arma e matar o seu opnente... mas asvesses nda.
há 21 horas · Curtir

Geison Silva E Silva Gostei do ponto de vista do Geraldo Braz de Andrade, se regiões como cabeça e pescoço são consideradas penalidades pela maioria dos grupos, então nem deve haver esse pensamento, mas se o caso envolver um desarme, se poderia pensar. Já sobre o contesto histórico, os praticantes de "swordplay" não são bem camponeses, pois os mesmos não teriam condições para treinar com qualquer arma que não fosse seus equipamentos de trabalho, como foices e machados, usados no dia a dia, sendo assim sub-entendese que os praticantes de "swordplay" são algo a mais que meros "camponeses" tendo algum valor perante seus "iguais". Lembrando que temos alguns exemplares de "Swordplayers" que firam sagrados e reconhecidos como cavaleiros por grupos respeitaveis como a Falkesgate. Tipo: o meu amigo Sir Paulo Merlino o "Triade" foi sagrado por tbm amigo o imperador Eskilo Lendário(da Falkesgate ), durante a "Odisseia" OBs: Mas evitem tentar o sequestro deles (bem que num LARPE seria interessante) {^_^}
há 19 horas · Editado · Curtir · 1

Geraldo Braz de Andrade Falkisgate*
há 19 horas · Editado · Curtir · 1

Caio Henrique Castello no Swordplay n vejo possibilidades de rendição e no caso de desarme eu deixo o oponente recuperar o equipamento e voltar a lutar.
há 17 horas · Curtir · 1

Guilherme Augusto é bem melhor fazer ist caio... mas nem todos são qnem vc...
há 17 horas · Curtir

Pedro Felipe Schulz Staut quando vocês falam rendição, é pro oponente reconhecer que deu o golpe que pegou no pescoço e entregar o ponto/disputa??, e desarme é quando um oponente usa algum tipo de técnica e tira a arma do oponente? ou vocês pedem para o oponente lutar sem a arma e receber um golpe, to perguntando isso porque eu vi de tudo no encontro de são paulo
há 17 horas · Curtir

Daniel Aureliano Pessoal vamos deixar as coisas mais claras.

Existe no nome Swordplay 3 tipos de modalidades o Sworplay/Larp, Swordplay/Esporte e o Swordplay/lazer.

No LARP e 100% viavel encaixar a rendição pois as lutas são menos dinamicas, porem o que eu sou contra e utilizar tecnicas que visem acerta ou apenas apontar para areas sensivel no corpo, sempre havera uma provabilidade grande de acontecer um acidente.

No Esporte não e viavel acrecentar algo como uma rendição pois o objetivo e simples, derrotar o oponente.

E o lazer você e quem faz a brincadera sem regras e por pura diversão.

Em SP no maior evento que tem o "Encontro paulista de Swordplay" se encaixa no quesito esporte, pois a batalha massiva e dinamica não daria tempo de acontecer algo do tipo.

Exemplo: Enquanto você esta com a espada direcionada ao peito do oponente apenas esperando sua rendição já havera outro em sua costa apunhalado.

(Obs: não estou discutindo, apenas debatendo vendo pelo meu ponto de vista... Apenas estou falando isto para deixar claro aos que não entenderam o que eu falo.)
há 16 horas · Curtir · 2

Pedro Felipe Schulz Staut cara mas então o movimento de ficar apontando a espada pro peito do oponente ja pode ser perigoso, então tem que lutar apontando para as pernas e braços ??, o que eu entendi como rendição era que o cara levava um golpe igual (parece locura, mas cada clã tem a sua maneira e tal...) o que eu não entendo é se ele levou um golpe no pescoço tem que ver se não foi a sua defesa que fez isso (eu mesmo já levei um monte de porrada na cabeça por colocar a minha cabeça na direção da lamina durante a luta) mas te qualquer maneira, não adianta o cara fazer o movimento mais bonito do mundo se ele saiu das regras, tem que chegar e falar meu vc perdeu por tal e tal motivo e não ficar se questionando o que tem que fazer ...
há 16 horas · Curtir

Robson José Carmo Como eu falei meninos, foi mais uma questão de moral minha, não estavamo em competição nem nada, mas e um evento muito comum acontecer a famosa rendição (independente do ponto visado, que nesse caso especifico seria uma falta) mas alguns de nos ja conseguiram golpes perfeitos visando o coração (area completamente viavel) e podem inclusive ter pedido a rendição honrosa. Tambem achei legal a explanação do Daniel Aureliano da questão dos três tipos de SP, mas devo discordar de nosso colega Geison Silva E Silva, como eu disse exercitos regulares eram caros de se manter, nao pelas armas mas pelo soldo e e comum você ver referencias historicas de infantes com espadas longas de baixa qualidade (as conhecidas "borras"), mas para feudos mais pobres que deviam armar seus camponeses a realidade era bem pior... eram clavas mesmo, forcados ou ancinhos.
há 15 horas · Curtir

Geraldo Braz de Andrade Desarme em Duelo de Torneio por escape de arma fica até bonito pelo tal do fair play uma vez por duelo. Em Massivo vai de cada um e de que seu time precise.
EM ambos os casos, desarme de adversário por técnica empregada ou sorte...vai de cada um também.
HUAHuhauh auhahHUHU!
há 15 horas · Editado · Curtir

Pedro Felipe Schulz Staut sim sim, você luta com o que vc tem na mão, mas se é pra fazer uma reconstrução história por que vira e mexe aki na liga tem perguntas de como fazer uma arma mais leve? e tambem o uso de armas que não poderiam ser feitas e usadas por pessoas em batalhas reais?? e como aplicar um desarme se você não pode relar nas armas de de outro jogadores(sim tem técnca de rodar a arma e tals, mas na maioria delas vc pega no cabo da arma ou tiro o oponente do centro de gravidade) como fazer isso sem relar no oponete?? e não é o ponto do topico e tals...

agora se o cara fez um movimento errado e ficou bonito, não tem por algum motivo no mundo não repreender ele, a não ser se no seu clã a regra é do melhor golpe e não por segurança , mas ai é cada clã que faz as suas de maneira que entre na direção da maioria para melhorar em um encontro ...
há 15 horas · Curtir

Daniel Aureliano Desculpa Pedro Felipe Schulz Staut, mas não sei se e o sono ou minha mente conturbada, mas não entendi direito o que escreveu ali em cima.

Parece que o foco do que esta falando e um pouco diferente do que falamos.
há 15 horas · Curtir

Pedro Felipe Schulz Staut deve ser o sono dos dois kk

vou reformular :
1 - não tem porque você não punir alguem que foge das das regras, mesmo que tenha sido o golpe mais bonito do mundo, a não ser se você luta com as regras a favor de golpes bonitos e não seguro.
2- como alguem pode falar que tenta um reconstrução história se usa armas de mais leves que as originais, lutar sem entrar em contado direto com outro, e não deixar encostar em nas outras armas??? ja lutei com muito lanceiro que falava que eu morri se eu encostei no cabo da arma,
não to falando para chegar em uma voadora de pernas abridas em um escudo, mas é meio estranho alguem querer lutar e querer não sair machucado.
deu para entender ??
há 15 horas · Editado · Curtir

Daniel Aureliano Bem eu acreito que espadas com peso para representar uma versão mais real da arma não se encaixa no que o swordplay, pois também já existem modalidades que utilizão deste artificio com mais segurança e instrução profissional.

O normal do swordplay e sairmos sem machucados, afinal todos os grupos presam pela segurança de seus membros, mas como em qualquer atividade fisica e uma chance de alguem sair com algum machucado.

A primeira questão não preciso responder pq a regra e clara para mim e os que eu luto aqui em sp xD
há 14 horas · Curtir (desfazer) · 2

Pedro Felipe Schulz Staut Ta certo q as vezes o cla tenta recontruir como era feito mas isso nao é possivel sem levar em conta o armamento. Pra recontruir a tecnica e enter como ela funciona vc tem que ter contado com a ferramenta certa. Nao adianta muito saber como usar um machado se vc luta de adaga.ou poder usar desarme sem relar no oponente. O foda é ver alguns clas falando isso enquanto tem membros que fogem a realidade. Tipo vomo se só quisese reconstruir uma parte e tocar o dane-se para outras. Alem de ter medo de entrar em contato com pessoas que querem fazer algo mais real. Eu tenho medo de apanhar ate hj e é esse medo que me faz melhorar, E Nao saber que qurando eu erro nao vai doer.
há 14 horas via celular · Curtir

Flávio Schmidlin Todo mundo falando de lutas pouco dinâmicas no LARP, e eu aqui pensando em como isso é falacioso... Lutar com espadas de espuma é sempre lutar com espadas de espuma. Agora, essa coisa de rendição simplesmente não faz sentido a nível de treino. Já vi acontecerem coisas similares em Lives do Graal, mas nunca em um treino ou dinâmica. Nós meio que levamos a porrada no LARP a sério. Os jogadores que fazem Combatentes treinam duro pra dar suporte aos seus grupos. Não vejo como podem dizer que quem luta em LARP leva 'menos a sério' do que quem treina por esporte. Só vejo lutar direito quem tem um motivo pra isso, e conheço várias pessoas que lutam melhor quando são seus personagens, por terem algo a proteger.

Agora, embora seja louvável ele acertar o movimento, regras foram feitas para serem seguidas, em especial as de segurança. Acho golpes na cabeça e no pescoço péssimas idéias, assim como todos por aqui. No Graal nós contaríamos a falta em qualquer situação competitiva (LARP, campal, etc.) ou, se fosse de mútuo acordo, relevaríamos a falta num treino.

Apesar disso, como vocês aparentemente treinam esgrima histórica, não vejo nenhum problema se vocês usarem equipamentos de segurança adequados, e tal.
há 13 horas · Editado · Curtir · 1

Daniel Aureliano Flávio Schmidlin desculpa se eu passei a impressão de esta menosprezando o LARP, porem quando eu falo que a luta e menos dinamicas e porque o LARP em si o objetivo principal não e quem venceu ou perdeu, mas sim a interpretação do personagem tanto fora da luta como dentro, sem contar os efeitos da arma e tals...pore isto digo que e menos dinamico, mas não deixa de ser encantador.

Se eu estiver errado por favor me corrija, pois sou pouco conhecedor de LARP, apenas sei o que li em materias sobre e vi os videos.

Minha experiencia no Swordplay começo como um lazer e hoje em dia o trato como um esporte que pratico, mas ano que vem terei a experiencia de vive-lo como um larp as vezes participando junto ao Graal-r.j
há 13 horas · Curtir · 1

Pedro Felipe Schulz Staut Nao estou atacando o LARP to atacando o pessoal que fala que fazer uma reconstrução de tecnicas e quando fala da arma dele mostra uma mintante com lamina dupla mais martelo pra usar junto com hum TS e fala que luta de flanco... ta aumentado pacas mas tem coisa similar. Mas ai ja entra em outro topico que quando aparecer eu entro dnv...
há 13 horas via celular · Curtir

Bruno Aragão Wahlbuhl Gonçalves Por motivos de segurança eu acho que durante um combate sério apontar a espada para o pescoço ou o rosto do adversario para que este se renda é uma séria falha, primeiro porque a reação das pessoas é sempre imprevisivel e nem sempre o controle da pessoa que esta apontando a espada é bom e uma espada no pescoço ou no rosto pode machucar
há 7 horas · Curtir · 1

Wilson Peregrino Junior Historicamente, só a nobreza aplicava rendição em outro nobre, visto que um cavaleiro rendido possui posses e passava a ser objeto de resgate, sua familia pagava e ele era solto.
Camponeses de vilarejos opostos já complica, a vingança é algo que se leva por gerações, no Japão era muito mais constante que na Europa um atrito entre familias levar a extinção de tal pra evitar mais vinganças.
Já na guerra a rendição é mais aplicada mesmo hoje, pelo fato moral mesmo e pelos protocolos e tratados gerados atraves dos anos.

Tirando isso , sem muita complicação e concordando com Daniel Aureliano falou, no LARP vc pode aplicar milhões de variaveis e no swordplay vc trabalha com regras.
há 6 horas · Curtir · 1

Robson José Carmo Pedro Felipe Schulz Staut, não posso falar pelos outros mas aqui nos nao tentamos fazer uma reconstrução historica por varios motivos, o mais pratico e simplesmente que levariamos anos para treinar um ferreiro em cutelaria ou armoraria, mas isso nao impede de aprendermos com o conhecimento do passado, concordo com voce de que nao da para recuperar tudo (Aprendi pelo menos três tecnicasa basicas de Holfer) mas não da para usar tudo, seria fatalmente desclassificado em qualquer torneio se usasse um desarme de força, mas nada impede que eu use um buffer com guarda para desarmar alguem que segura sua arma como um bastão de baseboll, tambem concordo com você quando falamos de alguem que combina varias caracteristicas diferentes em uma mesma arma e diz que luta em uma posição fixa no campo (tirando os arqueiros, acho isso impossivel), mas muitos dizem que estudam as tecnicas mas mal leram qualquer fragmento, por isso acho meio tosco generalizar.
há 4 horas · Curtir

Nelson Ricardo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fórum bacana pra discussões do tipo! Vamos lá?

Tenham bom senso, assim como usam seus nomes DE VERDADINHA aqui no face, usem lá tb.
há 4 horas · Curtir · 1
Ir para o topo Ir para baixo
https://swordplay.forumeiros.com
 
Uma Questão de Honra
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Liga Nacional de Swordplay :: Geral :: Discussões-
Ir para: