E aí, pessoal? Vim propor uma ideia.
Eu estive dando uma olhada no que a galera do tal do Full-Contact tem pensado, e acho que não é algo tão absurdo a nível esportivo não. Mas acho que seriam necessárias categorias delimitadas.
Assim como a Esgrima Clássica tem suas três categorias, cada uma com regras específicas (Sabre, Espada e Florete), acredito que o Swordplay sobreviveria melhor com categorizações do que discussões sobre a "forma correta" de jogar.
Pois bem, proponho as seguintes:
Swordplay de Leve Contato/Soft-Contact Swordplay:
Regras de desmembramento ou pontos padrão, não é válida cabeça, nem nenhum contato além de espuma.
Sub-Categorias:
- Pontuação
- Desmembramento (Saci)
- Desmembramento (Pivô)
Swordplay de Médio Contato/Mid-Contact Swordplay:
Regras de desmembramento ou pontos padrão, não é válida cabeça, mas as regras seriam elaboradas para permitir a maior parte das técnicas de reconstrução histórica.
Sub-Categorias:
- Esgrima Histórica com Boffer
- Pontuação
- Desmembramento (Saci)
- Desmembramento (Pivô)
- Reconstrução/Encenação
Swordplay de Total Contato/Full-Contact Swordplay:
Regras do tão difamado Full-Contact. Provavelmente, utilizariam armadura, valendo quase qualquer tipo de golpe para pontuar. Modalidade que tende a ser a mais competitiva. Uma espécie de MMA com espadas, pelo que entendo.
Essa ideia, é claro, é só uma base. Uma tentativa de agrupar as nossas intenções com a prática em uma só modalidade, ou algo próximo disso. Eu também posso estar falando um monte de merda, mas prefiro a síntese de todas as atividades do que a ruptura delas e desenvolvimento aleatório.
Bem, é isso basicamente. Não consigo pensar em nada mais para acrescentar, embora provavelmente ainda haja.
Abraços,
Flávio "Lua )"