Liga Nacional de Swordplay
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de discussões da Liga Nacional de Swordplay
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  

 

 A inevitável popularização do Swordplay

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Juraski (Sekigahara )

Juraski (Sekigahara )


Mensagens : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 42
Localização : Ponta Grossa - PR

A inevitável popularização do Swordplay Empty
MensagemAssunto: A inevitável popularização do Swordplay   A inevitável popularização do Swordplay EmptyQua Out 17, 2012 6:16 pm

Olá a todos, esse é meu primeiro tópico aqui, por isso eu pensei muito e resolvi levantar aqui uma discussão sobre a popularização do Swordplay. Antes de mais nada quero deixar claro que não tenho síndrome de underground e tão pouco me incomoda que surjam novos praticantes e grupos.

Desde que entrei no grupo da Liga no facebook, tenho me deparado com visões das mais variadas da forma como a prática do Swordplay deve ser. Acho isso extremamente saudável e importante e reitero que é na diversidade e respeito pelas opiniões alheias que a harmonia impera ( ainda que não ocorra o tempo todo). Porém também notei ( não apenas no grupo ) que a quantidade de Grupos ou Clãs aumentou a ponto de ver quase um novo por dia se anunciando no Grupo do facebook, fora os outros tantos que sei que existem e não tem sequer um representante lá. A conclusão óbvia é de que o Swordplay está se popularizando e muito rápido. O que acho ótimo. Mas através de fotos e vídeos nas redes sociais e inclusive in loco em eventos de cultura otaku / geek vi muita gente praticando de forma errada, com material inadequado, sem orientação nenhuma, inclusive criando grupos e se intitulando entendido do assunto. Daí vem a minha preocupação.

Deixe-me contar uma pequena história aqui. Meu grupo tem um pouco mais de um ano e surgiu em parte por um desejo antigo meu e também pelo apoio dado a nós pelo Storm Swordplay de Curitiba. A questão é que algumas semanas antes de convidar o Storm Swordplay pra vir pra cá, um amigo me convidou para se reunir e praticar Swordplay com ele e uma galera. Okay, achei interessante a idéia, porém quando perguntei sobre as boffers, ele disse que não sabia o que era isso. Então eu disse "espadas" e ele me disse que faziam com cabo de vassoura mesmo e que volta e meia um saia meio machucado. Bom, tentei explicá-lo como deveria ser, mas ele não quis ouvir e a conversa se encerrou por aí. Depois chamei o Storm pra cá e pedi a ele que fosse conversar com o líder deles e ele não quis. Felizmente eles não continuaram com a prática da luta com cabos de vassouras e ninguém mais saiu ferido. Mas se acaso acontecesse o primeiro prejudicado seria meu grupo. Logo nós que temos nos esforçado para conscientizar e divulgar o Swordplay como esporte seguro e divertido aqui na região.

Então fica aqui minha questão para vocês, qual a forma certa de agir quando pessoas "praticam" Swordplay da forma errada e levam risco a si próprios e prejudicam por tabela os demais? Em que sentido a Liga Nacional de Swordplay pode atuar quanto a isso? Ou ela não deve atuar? Como lidar com isso e incentivar para que esse crescimento se dê de forma correta? Enfim, quero saber o que vocês pensam e que ações tomariam ou vêem tomando.

Um Abraço ( especialmente pra quem teve paciência de ler tudo).
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/SekigaharaSwordplay
Flavio Lua

Flavio Lua


Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 05/10/2012

A inevitável popularização do Swordplay Empty
MensagemAssunto: Re: A inevitável popularização do Swordplay   A inevitável popularização do Swordplay EmptyQua Out 17, 2012 8:01 pm

Bom, eu acho que talvez seja hora de nós "Federalizarmos" o Swordplay e separarmos quem "joga pelada" dos "donos da bola". Acho que podemos englobar o Swordplay como uma atividade variada e estabelecer padrões válidos de confecção de arma (Látex, EVA PI 30, espaguete, espuma de colchão pra armas de peso, materiais possíveis para núcleo das espadas, etcs.), além de regras de referência com as composições mais comuns de regras, além de futuramente estabelecer uma "regra olímpica" para torneios e batalhas.

Os grupos que fossem membros da Federação ou Liga teriam o direito de usar um "selo de qualidade" composto do escudo da liga, que garantiria sua segurança. Os que utilizassem indevidamente estariam sujeitos a processos, além de banimento permanente da liga (mesmo não fazendo parte, nunca mais poderiam fazer, assim como também todos os membros coniventes com a situação não poderiam entrar para a liga), sem direito em momento algum de perdão.

Isso seria necessário para que a coisa realmente funcionasse. Fazer parte de uma Federação ou Liga é realmente importante se você quiser que seu grupo tenha algum reconhecimento. Um grupo ou pessoa não cadastrado na liga não teria permissão de comparecer aos eventos da Liga, como campais e LARPs coletivos, por exemplo, além de diversas outras desvantagens. Ficariam isolados do resto dos grupos.

As regras de exemplo poderiam ser as utilizadas em São Paulo, que acho que são relativamente coerentes (no sentido de vários grupos usarem as mesmas), as do Graal, que são usadas em MG e RJ, as utilizadas pelo Odisséia, que acho que já foram padronizadas, e assim vai...

Acho que dessa forma esta Federação seria bastante abrangente a ponto de não ser sectarista e garantiria a segurança de todos os seus membros e também da difusão da prática. Existindo ou não pessoas contra a organização, ela continuaria sendo a referência para a atividade.
Ir para o topo Ir para baixo
Juraski (Sekigahara )

Juraski (Sekigahara )


Mensagens : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 42
Localização : Ponta Grossa - PR

A inevitável popularização do Swordplay Empty
MensagemAssunto: Re: A inevitável popularização do Swordplay   A inevitável popularização do Swordplay EmptyQui Nov 01, 2012 1:24 pm

Obrigado pela resposta Flavio, como fiquei um bom tempo sem internet, esperava que quando chegasse aqui houvessem mais respostas como a sua. De qualquer forma, concordo plenamente contigo. Ainda que cada grupo exerça certa independência vejo como necessária a fundação "efetiva" de uma liga nacional e alguma normatização a partir desta. Caso contrário os grupos que praticam o swordplay da forma correta correm o risco de serem prejudicados.

Gostaria saber a opinião dos demais membros aqui do fórum da liga.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/SekigaharaSwordplay
Nelson Ricardo




Mensagens : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2012

A inevitável popularização do Swordplay Empty
MensagemAssunto: Re: A inevitável popularização do Swordplay   A inevitável popularização do Swordplay EmptyTer Nov 13, 2012 2:31 pm

Meu antigo post não possui pontos pertinentes ao assunto. Me desculpem.


Última edição por Nelson Ricardo em Qui Nov 22, 2012 4:44 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Juraski (Sekigahara )

Juraski (Sekigahara )


Mensagens : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 42
Localização : Ponta Grossa - PR

A inevitável popularização do Swordplay Empty
MensagemAssunto: Re: A inevitável popularização do Swordplay   A inevitável popularização do Swordplay EmptyQua Nov 21, 2012 3:13 pm

Eu penso que toda essa teoria é muito importante e necessária. Mas sinceramente essa discussão do nome ao meu ver não vai atingir objetivo algum a não ser ferimentos de egos e discussões infinitas entre pessoas com visões de mundo diferentes. Creio que todos nós temos uma idéia básica do que seja, e acho que por hora isso bastaria. Quando dizemos de tornar uma associação, não falo no nível que você citou, falo de algo como 10 grupos que sejam se organizarem e divulgarem ao menos a forma segura de praticar essas atividades. Também sou praticante de Kendô, e desculpe, mas não vejo relação alguma com nossa prática. Temos que agir logo, e ao meu ver enquanto discutimos vão haver pessoas praticando boffering/swordplay/lutadeespadinhasdeespuma (chame como quiser) sem o mínimo de normas de segurança, daí pra acontecer uma merda e uma rede de TV de alcance nacional vincular isso e foder com o esporte/hobby/sei lá como queiram chamar, será tarde demais. Exemplos não faltam, é só lembrar do que aconteceu com o RPG, que demorou anos pra se reerguer no país. Enfim, quando e se a merda acontecer será tarde demais porque nós ainda estaremos discutindo o que é ou não é.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/SekigaharaSwordplay
Conteúdo patrocinado





A inevitável popularização do Swordplay Empty
MensagemAssunto: Re: A inevitável popularização do Swordplay   A inevitável popularização do Swordplay Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A inevitável popularização do Swordplay
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Categorias de Swordplay
» Swordplay x Boffering
» O que e o Swordplay/Larp?
» Swordplay e Artes Marciais.
» Swordplay/Esporte [Sugestão]

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Liga Nacional de Swordplay :: Geral :: Discussões-
Ir para: